A influência do pai no desenvolvimento da criança

O papel dos pais no desenvolvimento de seus filhos também aparece na pesquisa que realizamos em parceria com o Ibope. Das mães entrevistadas, 76% acha que os companheiros influenciam seus filhos – pensam ainda, que a participação deles poderia ser mais ativa, e que de desta forma, elas poderiam ter uma rotina mais tranquila. Na maioria das vezes, eles ajudam, mais isso só acontece após discussões.

O resultado da pesquisa mostrou que há uma grande distância entre o que as mães acreditam ser de responsabilidade do pai e o que ele efetivamente faz pelo filho – como podemos ver no gráfico abaixo.

ibope, pais

De acordo com a pesquisa, os pais têm mais jeito e paciência para brincar com as crianças. As mães, por estarem ocupadas com as demais tarefas do lar, acabam sem tempo e disposição para as brincadeiras.

O sustento dos filhos também deve ser de responsabilidade dos pais, conforme a opinião de 70% das entrevistadas.

Apesar de acharem os pais distantes da rotina dos filhos, as mães pedem sua ajuda quando precisam ser obedecidas. Dessa forma, já que os pais são vistos como mais severos e autoritários, os filhos acabam respeitando-os mais.

Quer conferir na íntegra os resultados dessa pesquisa? No acervo digital do nosso portal você encontra mais detalhes.

 Fotos: Leo Sanches

Comments

1
  1. avatar

    Eu sou um pai participativo no meu entender, mas acho que me falta tempo para um envolvimento maior. Sempre vou a todas reuniões de pais e mestres (chova ou faça sol), por conta do trabalho não posso acompanhar a realização dos trabalhos feitos em casa mas pergunto peço para ver o que foi feito durante o dia e volta e meia me surpreendo com anotações de que não foram todos realizados. Em suma com monitoração e orientação é muito fácil hoje em dia o aluno se distrair, desfocar e sentir-se desmotivado…imagina sem acompanhamento algum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*