Semana do Bebê. Foto: Prefeitura de Votuporanga

A Semana do Bebê de Votuporanga

Passeatas, oficinas, seminários e contações de histórias marcaram evento para a conscientização da importância da Primeiríssima Infância

A 2ª edição da Semana do Bebê de Votuporanga deste ano aconteceu nos dias 16 a 23 de setembro, como parte do Projeto Primeiríssima Infância. O evento é realizado pela Prefeitura de Votuporanga desde 2009, com a nossa parceria e também da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga).

Com o tema Família Cuidada, Criança Feliz – destinado ao incentivo, assistência e conscientização de pais, educadores e cuidadores sobre a importância da Primeiríssima Infância (até os três anos de idade) –, o evento contou com ações intersetoriais e interdisciplinares nas áreas de educação, saúde e assistência social.

O principal desafio é envolver a sociedade na causa da Primeiríssima Infância, e mostrar a importância dos cuidados à criança nos seus três primeiros anos de vida. É nessa fase que ela desenvolve o cérebro e fortalece a sua capacidade cognitiva. Por isso, é fundamental que a criança seja estimulada – é assim que ela vai aumentar a sua aptidão para aprender e se relacionar com o mundo.

A população conferiu a programação nas unidades de saúde, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nas unidades de Educação Infantil (Cemei’s) em Votuporanga. O evento atuou como sensibilizador no município por meio de palestras, oficinas, contações de histórias e passeata.

A 2ª Semana do Bebê de Votuporanga contou com duas estreias: o Seminário Internacional da Primeiríssima Infância, que abordou o desenvolvimento emocional da criança e reuniu profissionais renomados do Brasil e do exterior, e o Festival da Primeiríssima Infância, que fortaleceu a importância do ato de brincar entre pais e filhos.

De acordo com Luzia Zirundi Figueira, diretora de Educação Básica, na Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, a importância do papel da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, como mentora do Projeto Primeiríssima Infância, foi realizar dinâmicas e intervenções nas comunidades do município – tendo como trabalho principal a conscientização dos adultos sobre a disseminação de práticas que contribuem para que as crianças cresçam de forma saudável.

“Para nós, é uma imensa satisfação ver o grau de envolvimento dos profissionais, das autoridades e da população com a causa da Primeiríssima Infância”, afirma Ely Harasawa, gerente de Programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

A Semana do Bebê também é realizada nos municípios de Penápolis, São Carlos, Itupeva e São José do Rio Pardo. Para mais informações, acesse o site do projeto.

 Fotos: Leo Sanches

Comments

1
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*