Aleitamento materno: um vínculo entre mãe e filho

Nesse post falaremos sobre a importância do aleitamento materno e como ele reforça a relação de afeto entre mãe e filho. As informações foram obtidas de informativo elaborado pelo Centro de Excelência para o Desenvolvimento na Primeira Infância – Canadá.

O aleitamento materno exclusivo é recomendado pela ANS – Agência Nacional da Saúde Suplementar, pelo menos até que o bebê tenha seis meses de vida. As mães são aconselhadas ainda a seguirem amamentando mesmo após a introdução de novos alimentos, até os dois anos de idade (caso ambos estejam confortáveis), já que o leite materno possui benefícios nutritivos tanto para o crescimento e desenvolvimento da criança quanto para a saúde da mãe.

Algumas características importantes do leite materno e suas vantagens:

  • Contém substâncias que previnem infecções e que tornam o lactente mais resistente a otites, diarreia e pneumonia;
  • Possui ácidos graxos necessários ao desenvolvimento do cérebro e sistema nervoso;
  • Promove desenvolvimento intelectual da criança;
  • O contato carinhoso ao amamentar reforça a segurança emocional entre mãe e filho;
  • Evita que os bebês ganhem muito peso, já que sugando aprendem o controle do apetite e param de mamar quando não sentem mais fome;
  • Mães que amamentam tendem a ser menos estressadas e mais confiantes.

Amamentar é um ato natural, mas por vezes requer estímulos, apoio e informação para que aconteça plenamente. É recomendável que a grávida se informe desde bem cedo, procure orientação na comunidade, família e principalmente de pessoas que tenham tido boas experiências e visão positiva do assunto. Existem ainda, centros que promovem palestras e debates sobre a amamentação. A participação nesses grupos pode servir de incentivo para que a futura mãe sinta-se segura em oferecer seu leite.

Para saber mais sobre aleitamento materno e desenvolvimento da criança na Primeira Infância, acesse a Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância. Lá, você encontra uma série de artigos sobre amamentação e muitos outros temas.

 Fotos: Leo Sanches

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*