Apoie as famílias de crianças com transtornos de aprendizagem

Quando algo não está indo bem na aprendizagem, desde os primeiros anos, seja na creche ou pré-escola, os pais precisam procurar um especialista para entender o que acontece com a criança. Se o diagnóstico de algum transtorno for confirmado, os gestores da escola podem apresentar este material de apoio à família com informações e procedimentos sobre essa questão.

O material é muito útil não só para a escola dialogar com essas famílias, mas as diferentes áreas que atuam pelo desenvolvimento infantil. Ele foi elaborado pelo Instituto ABCD e contém orientações de como identificar alguns sinais da Dislexia e de outros Transtornos Específicos de Aprendizagem.

Há também dicas para lidar com as dificuldades da criança e sugestões para que os pais contribuam à sua aprendizagem. Outros temas complementam as informações, focando também no desenvolvimento emocional da criança, como os impasses gerados pelo bullying, além de conteúdos explicativos para que a família compreenda o que é aprendizagem, como se dá o desenvolvimento humano e, também, formas de interação que favoreçam um “bate-bola” entre adultos e pequenos, estimulando-os de maneira qualificada.

Além de ajudar a criança, que se sentirá mais segura diante dos desafios, a publicação quer favorecer os vínculos familiares para que as dificuldades não prejudiquem as relações, mas, ao contrário, as fortaleçam.

Vale à pena saber mais para incluir essa questão nos temas que as secretarias da educação, saúde e assistência social de sua cidade ou estado discutem e abordam nas capacitações dos diferentes profissionais que atuam nos equipamentos públicos de atendimento à primeira infância. Clique aqui e faça o download da publicação.

Aproveite também para conhecer as instituições que fazem o diagnóstico de transtornos de aprendizagem. Elas podem dar um apoio ao seu trabalho em sua cidade ou estado. É só clicar aqui.

Mais informações no site do Instituto ABCD.

Leia mais

Existe bullying na educação infantil?

Dificuldades de leitura e escrita podem indicar dislexia

Confira a nossa página no canal do Youtube. Acesse, assine o canal e compartilhe o que é preciso saber sobre a primeira infância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*