Um território inteiro para brincar e uma creche segura

Estas são duas iniciativas selecionadas pelo Artemisia Lab Primeira Infância de 2015. O apoio conquistado trouxe muitos avanços e abriu portas a empreendedores que trabalham por uma infância melhor. O próximo projeto escolhido pode ser o seu! Mas não perca tempo: as inscrições vão até 27 de julho de 2016.

O Artemisia Lab Primeira Infância, que está na sua segunda edição, vai selecionar 25 empreendedores sociais com projetos voltados ao período que vai da gestação aos seis anos. Os escolhidos passarão por um processo de pré-aceleração de seis semanas, com apoio da equipe Artemisia; de especialistas da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e da Danone Early Life Nutrition (parceiras da iniciativa).

Foi assim com os criadores do ErêLab, uma ação que promove espaços lúdicos para o brincar, em comunidades de baixa renda. Os empreendedores Roni Hirsch e Helo Paoli passaram por todas as etapas de seleção e formação. “Entendemos melhor a complexidade da Primeira Infância e a importância de nosso trabalho para desenvolvê-la”, explica Roni.

ErêLab

ErêLab, territórios no meio da cidade para a criança brincar e se descobrir

Depois que participaram do ArtemisiaLab Primeira Infância, vários caminhos se abriram e os dois visionários conseguiram mostrar que o que faziam ia muitoalém de criar playgrounds, como tantos, antes da seleção do projeto, viam seu trabalho. “Ter apoio de marcas como a FMCSV e a chancela da Artemisia deu credibilidade ao ErêLab. Também aprendemos como apresentar o projeto. Tudo isso nos ajudou a mostrar que o que fazemos é construir um território da criança no meio da cidade, um lugar dedicado especialmente a ela e ao seu desenvolvimento. Contar com o apoio de quem realmente entende e atua pela Primeira Infância faz toda diferença”, ressalta Roni.

Caso você também possua um negócio ou start-ups com protótipo já desenvolvido, em fase de testes no mercado, esta é a sua vez. Basta ter a real intenção de melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda com soluções focadas nos primeiros anos de vida, que tratem temas voltados:

ao pré-natal, parto e nascimento

à nutrição

à saúde da criança

à parentalidade e educação

e a brincadeiras e interação com a natureza

OFICINA DE RESSUSCITACAO CARDIOPULMONAR - CRECHE SEGURA

Oficina de Ressuscitação – Creche Segura

Quem sabe, no ano que vem, você estará celebrando suas conquistas, como os irmãos Letícia e Leandro Spina, também selecionados na primeira edição do ArtemisiaLab Primeira Infância, com o projeto Creche Segura, que tem o propósito de estimular a transformação de práticas de segurança e saúde para cuidadores, professores e familiares, dando-lhes subsídios para que ajudem a preservar a vida e saúde de crianças, tornando a escola um ambiente mais seguro. Tudo por meio de palestras, cursos, dinâmicas, materiais de apoio e consultoria.

“Participar da seleção foi um ‘divisor de águas’ para nossa empresa, pois ficamos motivados em continuar, em investir em um negócio de impacto, especialmente na Primeira Infância. Obtivemos ótimos resultados de 2015 para cá, especialmente quando passamos a produzir conteúdo instrucional para comunidade, o que sensibilizou as pessoas sobre a relevância do tema, e nos trouxe uma certeza do que queremos: construir uma marca que seja forte, que se torne autoridade no assunto, que compartilha informação de qualidade com embasamento científico, contribuindo à mudança real de práticas de saúde e segurança no cenário escolar”, conta Letícia.

Agora é a sua vez. Clique aqui e inscreva o seu projeto, até 27 de julho. Você não pode ficar fora de uma ação que quer gerar mudanças importantes para a infância brasileira. Como bem lembrou Letícia, da Creche Segura, “é preciso que surjam cada vez mais iniciativas como essa para que se crie um ecossistema de apoio ao empreendedorismo, especialmente quando se pensa na Primeira Infância, etapa fundamental do desenvolvimento dos indivíduos”.

Boa sorte!

Leia mais

Brincar: direito garantido pelo Marco Legal da Primeira Infância

Primeiros socorros: um guia pra ajudar a cuidar dos pequenos

Confira a página Desenvolvimento Infantil, da FMCSV, no canal do Youtube. Acesse, assine o canal e compartilhe o que é preciso saber sobre a Primeira Infância.

Comments

2
  1. avatar

    Por favor quero inscrever-me mas estão faltando-me algumas informações, pode ser? E para ser feito um projeto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*