Base Nacional Comum Curricular: o que podemos aprender com outros países

A Base Nacional começou a valer em 2019. Nela estão contidas as orientações sobre a educação infantil. Essa implementação trouxe muitos desafios.

Recém-aprovada, a Base Nacional começará a valer em 2019. Nela também estão contidas as orientações sobre a educação infantil. Para nós, essa implementação é uma novidade que traz muitos desafios. No entanto, podemos enfrentá-los olhando para o que já foi feito e aprendendo com quem já passou por esse processo.

Mesmo tendo alguns aspectos que não são ideais, a Base Nacional, aprovada em 15 de dezembro, é um ponto de partida para a busca de equidade e qualidade da educação pública brasileira. Mas nosso país não está inventando a roda. Várias nações já adotaram uma base que unifica o que os estudantes, em cada etapa da aprendizagem, precisam aprender.

Com o objetivo de contribuir à reflexão sobre a maneira como vamos colocar em prática essa teoria, amplamente discutida com a sociedade, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal convidou o Centro de Implementación de Políticas Públicas para la Equidad y el Crecimiento (CIPPEC) para realizar uma análise bem detalhada de como são e foram aplicadas as bases curriculares de diferentes países. O resultado desse estudo é a publicação “Bases Curriculares Internacionais para a Educação Infantil”, que reúne dados e informações sobre boas práticas curriculares para a educação infantil, da Argentina, Canadá (Ontário), Chile, Escócia, Nova Zelândia, Singapura e Suécia.

Nas páginas do documento, estão descritas as comparações dessas realidades, identificando como as nações estruturaram os documentos curriculares, as abordagens pedagógicas, a formação inicial e continuada de professores e profissionais e, por fim, como implementaram e monitoraram as bases para que se tornassem bem-sucedidas.

Nosso propósito, com esse estudo, é contribuir à necessária mobilização de gestores públicos, academia, profissionais, organizações do terceiro setor e a sociedade no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil a fim de que seja o ponto de partida a uma educação infantil que favoreça o desenvolvimento pleno da criança.

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