Bebê pode voltar a mamar no peito, sim

A relactação é o nome de uma técnica usada para mães que querem voltar a dar o peito e que interromperam por motivos adversos, como a volta ao trabalho, a adoção de fórmulas na maternidade para a criança ganhar peso, bico do seio plano ou invertido, leite empedrado, baixa produção, dentre outros.

Se você conhece uma mãe nessas condições, compartilhe com ela estas informações. Quanto mais leite materno a criança tiver acesso, e por mais tempo, melhor para ela e para a construção de defesas imunológicas fortalecidas.

A técnica tem ganhado espaço entre mães lactantes, como a atriz Ingrid Guimarães. Pode ser usada por mães com bebês adotados, mães que não têm leite (e que lançam mãos dos bancos de leite humano), dentre outros casos específicos.

O objetivo dessa estratégia é alimentar o bebê, ampliar ou manter o vínculo e estimular a produção de leite materno (que acontece no toque pele com pele).

Há kits prontos para o processo, mas também é possível fazer relactação com materiais mais caseiros (e adequadamente higienizados). Veja:

  • Comprar uma sonda nasogástrica para crianças de tamanho 4 ou 5, de acordo com a orientação do pediatra, em farmácias ou drogarias
  • Colocar o leite artificial ou do banco de leite humano em um copinho, na seringa ou mesmo na mamadeira
  • Colocar uma ponta da sonda, furando o bico da mamadeira ou adaptando à seringa
  • Colocar a outra ponta da sonda perto do mamilo, fixando-a com fita adesiva, por exemplo
  • Segurar o bebê no colo para amamentar normalmente
  • Deixar a mamadeira em uma posição acima do peito para que o leite flua facilmente

Vale ressaltar que a ideia não é substituir o peito pela mamadeira. Pelo contrário. Essa estratégia é temporária, até que a mãe volte a produzir leite suficiente.

Para saber mais e obter orientações, o melhor é procurar o banco de leite humano mais próximo ou conversar com uma consultora de aleitamento materno.

Fonte: Tua Saúde; Mães de peito

Leia mais

Dicas para uma amamentação tranquila

O “top 10” do leite materno

Confira a página Desenvolvimento Infantil, da FMCSV, no canal do Youtube. Acesse, assine o canal e compartilhe o que é preciso saber sobre a Primeira Infância.

Comments

1
  1. avatar

    Adorei o post, aprendi muito. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*