Blogagem coletiva para falar da amamentação. Que tal participar?

A blogagem coletiva das ativistas da amamentação é realizada por mães blogueiras, mulheres engajadas que escrevem sobre suas experiências e debatem assuntos importantes, compartilhando informações para que outras mães possam ter parâmetros e subsídios para tomar decisões ou, até mesmo, também falar de suas dúvidas e inseguranças. Saiba mais sobre essa grande manifestação em favor da primeira infância.
Ceila Santos é mãe de duas meninas e tem o blog Desabafo de Mãe

Ela promove, em parceria com blog Luz de Luma, uma ação, realizada também no ano passado, que tem o objetivo de discutir a importância do aleitamento materno, denominada blogagem coletiva. Em 2012,39 blogueiras contaram, por meio de textos postados em seus blogs, as razões pelas quais são ativistas ou não da amamentação.

Deu pano para a manga as tantas discussões. E isso é muito bom! O objetivo da blogagem é justamente ampliar o debate. Para Ceila, que fala pelas organizadoras desta ação, “estamos convencidas de que a maioria das mães não consegue amamentar em função da nossa cultura”.

Ela usa dados da pesquisa Primeiríssima Infância – da gestação aos três anos, realizada pela da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, para respaldar sua afirmação:

 

Razões de as mães terem deixado de amamentar
39% – filho não quis amamentar
21% – precisei voltar a trabalhar
17% – a amamentação materna deve ser exclusiva nos seis primeiros meses
7% – o leite secou/ não tinha leite suficiente para amamentar o bebê
6% – problemas de saúde/ ficou doente
6% – mãe que amamenta bebê perde sua liberdade, vive em função do bebê
4% – o leite não sustentava o bebê
4% – amamentar faz o bebê ficar dependente da mãe, ninguém mais poderia cuidar dele

 

Por isso, derrubar mitos e paradigmas é a missão dessas mães que sentiram “no peito” a importância do aleitamento. Mas, vale ressaltar o que Ceila escreveu em seu blog, no post Você é ativista da amamentação?: “Não é apontando o dedo que vamos conseguir transformar esse cenário. Não é julgando o outro nem despejando as alternativas de histórias de sucesso, mas acolhendo e informando. Por isso, uma das maneiras que você pode participar desta roda é trazer informações positivas, clarear os mitos, indicar referências bibliográficas, links de profissionais e evidências científicas que tenham a narrativa do amor, e não da guerra. Outra maneira é fazendo a reflexão da sua história e da sua dor”.
Para a blogagem coletiva de 2013, ela explica: “Não há regras para participar. Trata-se de um convite aberto onde cada um pode criar a própria maneira de contribuir para o ativismo do aleitamento materno, especialmente de 10 a 20 de agosto. Portanto, são 10 dias para fazermos algo juntos. Nós damos algumas sugestões como escrever um texto no seu blog, indicar referências bibliográficas, compartilhar links de credibilidade e divulgar a blogagem no seu Facebook, blog, twitter ou numa camiseta, cartaz e até num adesivo na sua bicicleta. Nesta edição, se a blogueira quiser ser destacada na nossa blogagem deve enviar a URL do seu link nos comentários do post Por que você parou de amamentar seu bebê? ou para o blog da Luma Rosa.

O convite está feito. Nosso papel é divulgá-lo para que outras mães blogueiras tenham acesso a essa iniciativa e, consequentemente, impactem mais mulheres para que possam refletir, opinar e se posicionar sobre um tema tão essencial.

Comments

4
  1. Pingback: Dupla Jornada
  2. avatar

    Olá, passei pelo seu blog e gostei muito do assunto, eu sou mãe da Agatha de 11 meses que ainda mama no peito e por inúmeras vezes pensei em tentar tirar o peito dela até por que não sustenta muito, só na parte da noite antes de dormir e mesmo assim ela acorda mais vezes se eu não der algo mais para alimentar ela. Só não deixei de dar ainda por que sei da importância do leite materno. Ela quase não pega resfriados e é muito raro ficar dodói mesmo. Dá para contar no dedo as vezes que ela ficou só com o narizinho com coriza. Acho muito legal vocês abordarem o assunto dessa forma.Parabéns!

  3. avatar

    olá,meu bb tm 3 meses e des q nasceu chora quando mama no peito,num sei oq faser toda mamada ela chora.sera que engole ar e tem colicas?

    • avatar

      Olá Mariza! O que recomendamos sempre é que você procure um profissional. Certamente um pediatra poderá ajudá-la a identificar a causa do choro, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*