Como as mães estimulam o desenvolvimento de seus filhos?

Até que ponto a as famílias conhecem os conceitos do Desenvolvimento da Primeira Infância? No post de hoje, vamos mostrar mais uma parte da pesquisa que realizamos com o Ibope para saber como a sociedade enxerga o desenvolvimento infantil.

Nesta parte da pesquisa, procuramos descobrir se o que a sociedade brasileira acredita ser ideal para estimular o desenvolvimento da criança vai de encontro com o que as mães de fato adotam em sua rotina.

Algumas atitudes tomadas pelas mães vão ao encontro com o senso comum, como dar carinho e incentivar autonomia para se alimentar.

Por outro lado, a pesquisa também mostra que algumas atitudes tomadas pelas mães são bem diferentes da opinião dos brasileiros. É o caso de deixar a criança assistir desenhos e programas infantis na televisão. Enquanto 25% dos brasileiros julga ser importante, 55% das mães colocam seus filhos para acompanhar a programação da TV.

Esse resultado deixa um alerta sobre quais atitudes as mães julgam adequadas na hora de estimular o desenvolvimento do filho. Atividades como brincar com outras crianças e ir à creche para aprender com as professoras são pouco exploradas – já deixar a criança na frente da televisão é uma das opções mais comuns de estímulo ao filho.

Mas será que somente as atitudes das mães merecem atenção? Qual o verdadeiro papel do pai na hora de estimular o desenvolvimento da criança? Isso é o que veremos na próxima semana em mais um post sobre a nossa pesquisa. Aguarde!

 Fotos: Leo Sanches

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*