Conheça o Supercérebro

Descubra a importância do bom desenvolvimento da arquitetura cerebral das crianças

Muitas pessoas não costumam relacionar as políticas públicas, elaboradas pelos órgãos governamentais, com o desenvolvimento de uma criança. Programas de educação e saúde, ações contra a criminalidade e atividades que visam aumentar a qualidade de vida podem influenciar diretamente, tanto de maneira positiva quanto negativa, no amadurecimento das crianças e na forma como elas migrarão da infância para a vida adulta.

Quer entender melhor?

É comum depararmos com projetos de melhorias, pensados pelos diversos níveis de governo, focados, por exemplo, em bairros para atender suas necessidades mais urgentes, como falhas no sistema de saúde e de segurança. Estes projetos dão a impressão que os adultos são sempre os maiores beneficiados, mas uma região com uma má infraestrutura pode comprometer o bom desenvolvimento da criança por meio das experiências vividas por ela naquele lugar.

A fim de esclarecer como as políticas públicas estão ligadas ao amadurecimento dos pequenos, de uma forma bem interativa e de fácil compreensão, o Center on the Developing Child (CDC) da Universidade de Harvard, em parceria com a Child Interactive Media Division of the School of Cinematic Arts da Universidade do Sul da Califórnia, desenvolveu o vídeo Supercérebro (Brain Hero), como uma nova forma de comunicar às pessoas sobre a ciência em torno do desenvolvimento cerebral de uma criança.

O vídeo de três minutos foi elaborado para que até mesmo os leigos no assunto consigam compreender a ideia central do material. Os detalhes visuais do projeto são ricos, baseados na ideia de jogos interativos como o The Sims, o que favorece rápida assimilação. Assim, você entenderá, e poderá explicar para outros, como as ações tomadas por familiares, pela comunidade onde a criança vive e pelas políticas públicas bem ou mal estruturadas podem impedir o desenvolvimento saudável da arquitetura cerebral dos pequenos, a partir da Primeira Infância.

Confira o vídeo em português, iniciativa do Núcleo de Ciência para Infância, que conta com a nossa colaboração, como também de outras instituições como o já citado CDC de Harvard, a David Rockfeller Center for Latin American Studies, a Faculdade de Medicina da USP e o Insper Instituto de Ensino e Pesquisa  para a realização deste trabalho. Tudo para trazer ao público um material científico com linguagem acessível.

O Supercérebro é uma importante ferramenta para dar ênfase às políticas públicas direcionadas à infância e servirá de inspiração para aqueles que colaboram com os esforços que visam o bem-estar infantil.

 Fotos: Leo Sanches

Comments

2
  1. avatar

    Que nossos governantes olhem com carinho,pois aí está a grande chave para diminuir a discrepância em nossa sociedade,possibilitando redução de atos infracionais,evasão escolar ,medidas de proteção etc.Com a base fortalecida,com certeza teremos uma sociedade melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*