Desenhos e textos dos pequenos viram animações em plataforma interativa

Um site propõe que crianças criem histórias de forma compartilhada. No final, os textos e ilustrações são transformados em desenhos animados. Uma maneira divertida de incentivar a escrita, a leitura e a criatividade na primeira infância.

Criada por Vitor Azambuja, Gilberto Barroso e Gian Carlo Rocchiccioli, o projeto “De Criança Para Criança” estimula a criatividade, a leitura e a interação entre crianças de qualquer parte do País por meio de histórias compartilhadas.

Os desenhos e histórias, feitos pelos pequenos, são enviados para a plataforma colaborativa online “Criando Juntos“, onde os conteúdos selecionados pelo site são transformados em animações de um a três minutos de duração. Para fazer isso, diretores de arte, produtores musicais e animadores entram no processo e usam técnicas bacanas, gerando as produções. Já os diálogos e as narrações são feitos pelas próprias crianças.

Além de ter o propósito de ser um polo de manifestações criativas, a plataforma quer explorar o livre pensar, uma das características que preservam o desenho livre, além de integrá-lo com a tecnologia presente no dia a dia. Neste link, veja um exemplo:

http://www.decriancaparacrianca.com.br/2016/08/27/radical/

Outro resultado bacana do projeto é a interação entre adultos e crianças no processo de criação das histórias e dos desenhos. Isto porque os pequenos, muitas vezes, podem pedir ajuda para fotografar as imagens e enviar ao “Criando Juntos”.

Ao entrar na página “De Criança para Criança”, os internautas encontrarão conteúdos exclusivos no formato de games, vídeos e animações. Lá também está hospedado o link “Criando Juntos”, em que as histórias acontecem, com orientações didáticas do passo a passo de como participar. No entanto, é importante que um adulto acompanhe essa exploração com a criança para que a interação, de fato, aconteça.

Clique aqui e navegue pelo site. Com certeza você vai elaborar atividades bem bacanas para seu trabalho com a primeira infância ou, ainda, para interagir e se divertir ainda mais com seus filhos, netos, sobrinhos…

Leia mais

Como ajudar as crianças a gostarem de ler?

Vamos fazer arte com as crianças pequenas?

Clique aqui para acessar e compartilhar a nossa página no YouTube, que contém informações essenciais sobre a primeira infância.

 

Comments

2
  1. avatar

    Bacana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*