Educação Infantil é amor e muito mais


Qual a creche e pré-escola ideal? O que o educador precisa ter para se relacionar com a criança nesse espaço? Qual estrutura não pode faltar? Especialistas dão algumas respostas que compartilhamos aqui.

O evento Educação 360º – Educação Infantil, que aconteceu em junho de 2016, na cidade do Rio de Janeiro, reuniu especialistas daqui e do mundo para debater o tema.

FMCSV_0546Pinçamos alguns conceitos, entre tantos importantes, para orientar as nossas práticas com a criança.
Uma delas é que creches sem qualidade prejudicam os pequenos. É melhor que eles fiquem em casa com um adulto referência, ou seja, aquele que convive e se relaciona cotidianamente com as crianças. Essa conclusão é de um dos palestrantes do evento, Daniel Santos, economista da USP e membro do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).

Segundo Beatriz Ferraz, gerente de educação infantil da FMCSV, “pesquisas de neurociência comprovam que é nos três primeiros anos de vida que o ser humano alcança o ápice do aprendizado de capacidades como linguagem, memória e atenção, importantes para a vida toda“. Por isso a importância da qualidade na educação infantil.

Daniel também ressaltou que essa qualidade precisa passar pelo afeto, pelo amor. “Sabemos que o desenvolvimento infantil está ligado à vivência de bons estímulos, aos vínculos que a criança estabelece com adultos e com os colegas. Nesse vínculo, há um componente afetivo, o amor, que ajuda a criança a se sentir segura”.

Já Alejandra Meraz Velasco, do movimento Todos Pela Educação, lembrou, durante o debate, que os impactos dessa fase podem se estender à renda futura de crianças, evitando que muitas se envolvam com crimes e violência.

Mas o que precisa ter na creche para que a criança receba tudo o que necessita ao seu bom desenvolvimento?

1. Bons estímulos e muitas brincadeiras
2. Afeto e vínculo com os educadores e outras crianças
3. Espaço, brinquedos e livros
4. Um bom e estruturado projeto pedagógico
5. Preservação da autonomia e individualidade da criança
6. Quantidade e qualidade de educadores
7. Convivência e inclusão

Agora é com você: o que mais também é importante garantir na educação infantil?

*Fontes: Revista Crescer e BBC Brasil

Leia mais

As 5 fragilidades e as 5 qualidades da educação infantil brasileira

Por que ainda não conseguimos acolher todas as crianças na educação infantil?

 

Confira a página Desenvolvimento Infantil, da FMCSV, no canal do Youtube. Acesse, assine o canal e compartilhe o que é preciso saber sobre a Primeira Infância.

Comments

3
  1. avatar

    Précitamos deixar que brinquem livres na primeira infancia…Para que tenham tempo para imaginação. Com o letramentor precoce é inútil fazer valer a infância de qualidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*