Entrevista – Programa internacional capacita jornalistas do mundo todo sobre a primeira infância

Johanna Carrillo é diretora do renomado International Center for Journalists (ICFJ) que, em parceria com o com o Children’s Investment Fund Foundation (CIFF) e apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, no Brasil, desenvolve o programa Early Childhood Development Fellowship , voltado à formação de jornalistas sobre a primeira infância. Isto porque acreditamos que a imprensa é uma importante aliada, ajudando a levar o tema ao centro das discussões sociais e à formulação de políticas públicas. Johanna conversou conosco para falar da iniciativa e como os profissionais brasileiros podem inscrever-se, até 6 de agosto, para a próxima edição.

Fundação Maria Cecilia – Quais os principais objetivos do programa?
Johanna Carrillo – O Early Childhood Development Fellowship (programa de capacitação em desenvolvimento da primeira infância) tem dois objetivos principais: um é criar uma rede de influenciadores e líderes de mídia para o desenvolvimento de crianças nos países participantes. O outro é aumentar a cobertura de questões de desenvolvimento da primeira infância. Como parte do programa, os bolsistas se comprometem a produzir regularmente reportagens de alta qualidade e histórias que ressaltam a solução de problemas, com foco em questões como nutrição e desenvolvimento. Nós atribuímos mentores a cada um dos participantes para oferecer-lhes orientação e aconselhamento à medida que eles trabalham seus artigos.

Fundação – De que forma os jornalistas do mundo todo interagem durante a participação do programa?
JC – Nossos bolsistas são de Bangladesh, Brasil, Índia, Quênia, Nigéria e Tanzânia. Depois de selecioná-los, criamos um grupo fechado no Facebook para que possam conhecer uns aos outros, compartilhar seus artigos e trocar ideias. Nossos mentores também fazem parte do grupo. A ideia é adicionar os jornalistas das próximas edições ao mesmo grupo. Além disso, é claro, os bolsistas se encontram pessoalmente durante as viagens realizadas pelo programa.

Fundação – Como você vê a participação de jornalistas brasileiros nessa iniciativa?
JC – É ótimo ter jornalistas brasileiros como parte do grupo. Eles trazem uma nova perspectiva, oferecendo aos outros participantes um olhar diferente para conhecer as realidades da cobertura do tema de primeira infância e os desafios do outro lado do mundo. Também é uma experiência de aprendizagem para os brasileiros, pois eles podem comparar o seu país a outros na África e no Sudeste asiático, por exemplo.

Fundação – Qual é o objetivo das viagens? Como elas funcionam?
JC – Como parte do Early Childhood Development Fellowship, organizamos duas viagens para reportagens. No mês de julho estivemos em Uganda, na nossa primeira viagem. A ideia é que os bolsistas conheçam um país que está implementando políticas e programas interessantes e impactantes de desenvolvimento de primeira infância e onde eles possam encontrar uma variedade de especialistas internacionais e locais que compartilhem informações de como o trabalho está sendo feito.

Fundação – Quantos participantes se juntarão à próxima edição do programa? Qual o perfil dos candidatos que vocês estão procurando?
JC – Atualmente, estamos recrutando dez bolsistas, sendo dois deles do Brasil. Estamos à procura de jornalistas desejosos em aprender mais sobre questões de desenvolvimento da primeira infância e comprometidos em produzir histórias de alta qualidade sobre o tema para melhor servir suas comunidades. Um candidato ideal é o que tem experiência nos temas relacionados à saúde e possua um espaço em sua mídia onde as matérias possam ser veiculadas. Nós pedimos que seus editores também compactuem com as condições do nosso programa para que saibamos se os estão respaldando, apoiando-os na produção de reportagens ao longo do processo. Mas é importante ressaltar que os profissionais que não atuam com as pautas de saúde e de infância também podem se inscrever, se estiverem interessados em nossa proposta. Valem jornalistas da mídia impressa, de TV, rádio e on-line.

Quem quiser obter mais informações, ou já preencher o formulário de inscrição, é só clicar aqui e acessar o site do curso.

Leia mais

International Center for Journalists seleciona brasileiros para capacitação em primeira infância

Confira a página Desenvolvimento Infantil, da Fundação Maria Cecilia, no canal do Youtube. Acesse, assine o canal e compartilhe o que é preciso saber sobre a primeira infância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*