Curso sobre Primeira Infância para Jornalistas

Entrevista – Uma conversa sobre as experiências transformadoras do curso internacional para jornalistas

Isabela Palhares acabou de chegar de sua viagem a Uganda, uma das etapas do curso do International Center for Journalists (ICFJ) que, em parceria com o com o Children’s Investment Fund Foundation (CIFF) e apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, no Brasil, desenvolve o programa Early Childhood Development Fellowship . Ela conversou conosco e contou o que vivenciou por lá e os aprendizados que vai levar em sua bagagem pessoal para o resto da vida. Confira!

Fundação Maria Cecilia – Isabela, como você ficou sabendo do curso?
Isabela Palhares – Soube pela divulgação na Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação).

Fundação – Conte pra gente de que forma acontecem os webinars, uma das ferramentas do curso.
IP – Por enquanto, tivemos três e todos foram muito interessantes. Os dois primeiros com jornalistas, que contaram suas experiências profissionais e deram dicas de apuração, temas para pautas e de como explorar e abordar alguns assuntos. O terceiro foi sobre o programa de desenvolvimento da primeira infância de Uganda. Os organizadores nos dão um pequeno resumo do trabalho do palestrante e pedem para que enviemos antecipadamente algumas perguntas, mas, durante o webinar, também podemos fazer questões e comentários. A interação com os outros fellows (os outros colegas) é muito bacana.

Fundação – Como se dá a mentoria no curso e a relação com o mentor?
IP – Minha mentora é uma jornalista muito experiente, trabalha há muitos anos com a cobertura de saúde e direitos humanos. Ela é bem acessível e está sempre disponível para discutir as matérias que pretendo publicar. Costumamos conversar sobre a pauta por e-mail e ela sempre me traz sugestões de estudos ou outras reportagens que já foram publicadas sobre o assunto.

Fundação – Você acredita que essa experiência fará diferença na sua carreira? Por quê?
IP – Sim, fará muita diferença. O programa me fez abrir os olhos para as pautas envolvendo a primeira infância.

Fundação – Como foi negociar com seu editor para participar do curso?
IP – Minha editora me incentivou a fazer a inscrição para o curso e ficou muito contente quando fui selecionada.

Fundação – Como tem sido as negociações para emplacar pautas da primeira infância no seu veículo?
IP – As sugestões têm sido muito bem aceitas em minha editoria. O público-alvo das matérias são pais e professores. Temos recebido um ótimo retorno das histórias já publicadas, o que mostra que há um grande interesse do leitor sobre o assunto.

Fundação – Como você está lidando com a contrapartida do curso de publicar dois textos sobre primeira infância por mês? Tem conseguido?
IP – No início, achei que seria difícil, mas tem sido muito tranquilo. Os webinars, o material compartilhado pelo ICFJ com os fellows e as reportagens publicadas por outros jornalistas fizeram com que eu abrisse meus olhos para o tema e o enxergasse de forma mais ampla. Por isso, são muitas as áreas que podem ser exploradas e trabalhadas.

Fundação – É difícil falar de primeira infância? Quais temas te atraem mais nesse escopo? Por quê?
IP – Não é difícil, já que falar sobre primeira infância pode ser feito por diversos ângulos – políticas públicas, educação, saúde, assistência social, comportamento. Como sou repórter de educação há dois anos, o que mais me atraiu e mais publiquei até agora foram matérias sobre educação infantil.

Fundação – Como você analisa a forma como a imprensa brasileira trata o tema? O que precisa mudar?
IP – Acredito que o tema ainda é pouco abordado e, normalmente, tratado sempre dentro de alguns assuntos. Em educação, por exemplo, normalmente falamos sobre o déficit de vagas em creche. O programa me trouxe um novo olhar para a primeira infância.

Isabela Palhares é jornalista do jornal O Estado de São Paulo. Como ela, você também pode participar do curso. As inscrições para a próxima turma se encerram neste domingo, dia 6 de agosto. Faça já a sua! É só clicar aqui e acessar o site

Leia mais

International Center for Journalists seleciona brasileiros para capacitação em primeira infância

Entrevista -Programa Internacional capacita jornalistas do mundo todo sobre a primeira infância

 

Confira a página Desenvolvimento Infantil, da Fundação Maria Cecilia, no canal do Youtube. Acesse, assine o canal e compartilhe o que é preciso saber sobre a primeira infância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*