Existe bullying na Educação Infantil?

Alguns podem achar que, por serem tão pequenas, crianças da Educação Infantil não se hostilizam, gerando atitudes conhecidas como bullying. No entanto, especialistas alertam que a conduta inadequada pode ocorrer nessa fase também.

Crianças pequenas brigam entre si, normalmente para disputar algo ou a atenção de alguém. Essa conduta faz parte e deve ser encarada com naturalidade – e tratada com o cuidado que merece, mostrando a importância do respeito e de se fazer acordos.

Mas, segundo Adriana Ramos, pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entrevistada pela revista Nova Escola, que publicou matéria sobre o tema, existem situações que saem da curva do que faz parte do desenvolvimento infantil. São posturas agressivas e humilhantes com relação ao outro. Um exemplo: a criança de quatro anos, vez ou outra, faz xixi na calça porque não consegue segurar. Alguns coleguinhas dão um apelido vexatório para ela, riem quando o problema acontece, apontam e chamam a atenção dos demais para o fato. Isto é bullying.

A fase em que situações assim podem acontecer é próxima aos três anos, quando a criança já sabe que ela é diferente dos outros.

A escola pode evitar o problema ressaltando, desde a Educação Infantil, a importância do respeito mútuo como um valor fundamental. Uma criança que não gosta de outra, tem de saber que não pode humilhá-la e desrespeitá-la. Essa ideia precisa ser passada pelos educadores e cuidadores para que não se fomente comportamentos que persistam durante o desenvolvimento da criança.

Vale a pena ler a matéria completa sobre bullying, que inspirou este post, da revista Nova Escola. Depois, conte aqui pra gente se, no seu trabalho pela Primeira Infância (período da gestação aos seis anos), você já testemunhou atitudes que caracterizam bullying e o que foi feito para sanar o problema.

Leia mais

Um guia para combater o bullying

Todo mundo precisa de limites. As crianças também 

A Fundação tem um novo canal no Youtube! O acervo de vídeos traz temas importantes sobre desenvolvimento infantil. Clique aqui, assine o canal e fique por dentro das novidades.

Comments

1
  1. avatar

    Sim. Existe bullying na Educação Infantil. Dou aulas para crianças de 4 anos e tenho um aluno extremamente irônico. Em apelida os colegas, chita, bate, belisca. Esses dias eu estava falando o nome de cada um deles com o sobrenome e a cada sobrenome que eu falava ele repetia e dava gargalhadas. Precisei interromper e chamar sua atenção, explicando que o nome de cada um é muito importante e que devemos respeitar nossos colegas, etc, etc. Na Educação Infantil também há crianças valentonas, que querem se impor aos outros, que fazem ameaças e que usam os colegas mais tímidos e mais fracos, manipulando-os.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*