Livros, vídeos e informações para quem trabalha com a primeira infância

Aprender sempre. É assim que um profissional da saúde, educação ou promoção social, que atua com a primeira infância posiciona-se diante de sua formação e do conhecimento. Por isso, selecionamos alguns materiais que o ajudarão a reciclar e atualizar suas práticas.

A primeira dica é para vídeos disponibilizados pela Cindedi (Centro de Investigação sobre o Desenvolvimento e Educação), um centro de pesquisa instalado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), que se consolidou nacional e internacionalmente através de pesquisas sobre interação, adaptação e arranjo espacial em creche e pré-escola, produzindo material didático destinado à formação de professores.
Dentre os vídeos que você pode solicitar estão: “Bebê interage com bebê?”, “Creche e letramento”, “O lobo que virou bolo: práticas educativas alimentares”. Para adquiri-los, basta entrar em contato com o grupo pelo e-mail cindedi@ffclrp.usp.br ou pelo telefone (16) 3602-3791.

No site da Casa Redonda ,um espaço para crianças brincarem e trabalharem diversas habilidades essenciais ao seu desenvolvimento, há outras opções interessantes de filmes para você ampliar seu conhecimento. “Histórias de todo o dia” mostra as respostas das crianças a um repertório de ritmos, cantigas e danças da raiz da cultura brasileira. No vídeo “Eu que me ensinou”, é explorado o brincar como linguagem universal da cultura da infância.

No acervo digital da FMCSV há vários filmes sobre o desenvolvimento da primeira infância. O “Estresse tóxico prejudica o desenvolvimento saudável” foi produzido pelo Center on the Developing Child (CDC), da Universidade de Harvard, para explicar, com palavras e imagens simples, como a criança que aciona com frequência seu sistema de reação ao estresse, sem contar com um adulto que a acolha e acalme, pode sofrer uma séries de problemas emocionais no futuro.

Esse vídeo faz parte do conjunto ‘Três Conceitos Fundamentais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância’, composto por mais dois filmes: ‘As experiências moldam a arquitetura do cérebro’ e ‘O jogo de ação e reação modela os circuitos do cérebro’.

Como dica de leitura, veja o que pesquisamos para você:
Infância brasileira e contextos de desenvolvimento, organizado por E.R. Lordelo, Ana M. A. Carvalho e S.H. Koller, da Editora da Universidade Federal da Bahia, 2002. Aprendendo com crianças de zero a seis anos, de Ana M. A. Carvalho, Maria Isabel Pedrosa e Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, da Cortez Editora, 2012. Fundamentos do Desenvolvimento Humano – da gestação aos 3 anos, organizado pelo Dr. Saul Cypel, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, 2012  Enciclopédia sobre o desenvolvimento na Primeira Infância, produzida pelo Centro de Excelência para o Desenvolvimento na Primeira Infância (CEDPI) e pela Rede Estratégica de Conhecimentos sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância (REC-DPI).

Bom aprendizado!

Comments

3
  1. avatar

    Excelente,parabéns a Fundação Maria Cecilia,pela contribuição a nós profissionais da primeira infância.(sou pediatra)

  2. avatar

    Adorei gostaria de de comprar os dvd sou professora da educação infantil.

    • avatar

      Carla, bom dia! A Fundação não vende o material. Nós os disponibilizamos gratuitamente no nosso Acervo Digital, no nosso site. Já o material do CINDEDI é sim comercializado. Para adquiri-los, basta entrar em contato com o grupo pelo e-mail cindedi@ffclrp.usp.br ou pelo telefone (16) 3602-3791.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*