Manual sobre Amamentação: um guia para você, profissional da Primeira Infância

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acaba de lançar um manual para profissionais da Saúde com informações importantes sobre a amamentação, marcando a 22ª Semana Mundial do Aleitamento Materno, que se encerra dia 7 de agosto. Veja aqui mais informações.
O Manual para profissionais da Saúde, lançado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), traz 10 capítulos que abordam desde a fisiologia da lactação até a contribuição dos Bancos de Leite Humano, passando por temas como o uso da tecnologia e a proteção legal do aleitamento materno.
Dentre as várias informações, também há as que esclarecem quando e como oferecer ao bebê a alimentação complementar. Até os seis meses a criança deve receber somente leite materno, sem água, nem chás. Depois, podem-se introduzir cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas (raspadas, amassadas, sucos) e legumes.
Outra orientação é que esses alimentos precisam ser oferecidos à criança de forma lenta e gradual, mantendo o leite materno até os dois anos ou mais, em horários regulares, que acompanhem as refeições da família e respeitem o apetite do bebê.
A alimentação complementar precisa ser espessa desde o início e oferecida em colher, começando com consistência pastosa (papas/purês). Açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas são desaconselhados. Peixe e ovo podem ser introduzidos a partir do sexto mês, no entanto, leite de vaca integral, só após o primeiro ano de vida.
O Manual de Aleitamento Materno pode ser adquirido no site da editora Manole. Em breve, será lançada uma edição em E-book.
Um serviço importante para você pode divulgar às gestantes e aos colegas de seu trabalho, aproveitando para intensificar os bons resultados da Semana Mundial de Aleitamento Materno, é o Disque-Amamentação da Soperj, que atende pelo telefone (21) 9981 5866, das 9h às 16h nos 5,6 e 7 (de segunda a quarta-feira).

Comments

2
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*