Mulher: o dom de criar vínculos

Segundo dados do Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio), de 2012, há cerca de 100,5 milhões de mulheres em nosso país, uma maioria que cresce todos os anos. No Dia Internacional da Mulher, a nossa conversa é sobre o seu papel, mulher e profissional, nessa grande cadeia afetiva, que existe e se mantém com o único objetivo de gerar bem-estar.

Você já percebeu como a mulher é capaz de estabelecer vínculos profundos? Não é à toa, afinal, nada mais intenso do que a relação da gestante com o feto, durante os nove meses e, depois, da mãe com o filho, por toda a vida.

Esse dom não se resume às relações familiares. Ele transcende e invade todas as áreas sociais.

Mulheres que são filhas e cuidam de futuras mamães. Mães que cuidam dos filhos de outras mães. A cumplicidade é enorme. E repete-se na sua vida e na de tantas profissionais da educação, da saúde e da assistência social.

Esse dom de criar vínculos é especial. Olhar para o bebê de outra mãe, que você ajuda a cuidar de alguma forma, e sentir afeto e o profundo desejo de preservar seu bem-estar é nato. É único. É seu.

Acolher uma futura mamãe e apoiá-la nesse momento novo, em que a vida pulsa intensamente, dando colo às suas angústias e dúvidas também é único e seu.

Podíamos ficar aqui falando de tudo o que, como mulher, você representa nessa cadeia de relações que se baseia, sempre, em cumplicidade e vínculo.

Mas, não é necessário. Basta você saber o quanto a admiramos e entendemos a sua participação essencial no ciclo da vida.

Basta você ter clareza de como o seu trabalho faz diferença e pode transformar a vida de outras mulheres e de seus filhos.

A nossa homenagem a você, neste dia de reflexão, se resume ao vídeo que você vai assistir agora. É um trecho de 3 minutos, extraído do episódio 3, do “Programa Nota 10 – Primeira Infância” , e que traduz parte da emoção e do compromisso de Flaviane que, como você, trabalha para garantir o desenvolvimento pleno de nossas crianças.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ZPtQ05iqM8o&edit=vd&w=450]

Fotos: Leo Sanches

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*