Negócio social de impacto: crie o seu e ajude a promover a primeira infância

Não é modismo, mas uma estratégia que pode trazer luz à causa e favorecer o desenvolvimento infantil. Isso mesmo! O negócio social é uma ação ou serviço que, além de gerar recursos, ainda promove o bem-estar de seu público-alvo, ou seja, a criança e sua família.

Sabemos quão importante são as janelas de oportunidades que surgem para a criação de intervenções que gerem impacto positivo na vida das pessoas. Por isso, com a colaboração da Artemisia e Danone Early Life Nutrition Brasil, lançamos o guia “Empreendedorismo e negócios de impacto social para a primeira infância” com o objetivo de trazer à discussão um formato atual e eficaz de fortalecer causas sociais – neste caso, a criança nos seus primeiros anos de vida.

A publicação é fruto de uma experiência que teve início em 2015, na parceria com a Artemisia, por meio do Artemisia Lab – Primeira Infância, colocando-nos em contato com a criatividade e poder transformador de pessoas com ideias incríveis e sustentáveis, para atender as necessidades da criança brasileira.

Antes, porém, vale registrar o que entendemos por negócio de impacto social: empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas da população de baixa renda.

No guia, este e outros conceitos são amplamente analisados, além do compartilhamento de fontes para saber mais a respeito sobre:

  • O que se espera de um empreendedor de negócio de impacto social para a primeira infância.
  • Quais tipos de ações ele pode criar e implementar.
  • O ecossistema onde estarão inseridas.
  • Os principais conceitos de primeira infância, necessários para entender as necessidades desta fase crucial da vida.

 

Além disso, com uma vasta bibliografia complementar, o empreendedor poderá entender melhor a formação do cérebro nos primeiros anos de vida, porque o vínculo e a alimentação são essenciais nessa etapa, quais os principais desafios da primeira infância brasileira, a necessidade de se promover interações afetivas da criança com os adultos de referência, porque creche e pré-escola de qualidade podem transformar a realidade infantil, o papel do brincar na infância, dentre outros aspectos.

O guia também explora as áreas em que os negócios podem ser pensados, ou seja, temas que precisam de investimentos de qualidade para a primeira infância avançar:

  • Pré-natal, parto e nascimento
  • Nutrição
  • Parentalidade
  • Saúde da criança
  • Educação
  • Brincadeiras e interação com a natureza

 

Por fim, faz um apanhado sobre como monitorar e avaliar as intervenções do negócio social de impacto para garantir sua efetividade ao longo do processo de implementação. Ou seja, o empreendedor social tem, no guia, as ferramentas necessárias para construir sua proposta e apresentá-la aos parceiros, que podem ser da iniciativa pública e ou privada.

Exemplos práticos de negócios de impacto social para a primeira infância você pode acessar na página da Artemisia Lab – Primeira Infância, clicando aqui.

Para baixar o guia, gratuitamente, é só clicar aqui.

Boas inspirações para você!

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Confira a página Desenvolvimento Infantil, da Fundação Maria Cecilia, no canal do Youtube. Acesse, assine o canal e compartilhe o que é preciso saber sobre a primeira infância.

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