Obesidade infantil: cartilha ajuda a preveni-la

Três em cada dez crianças brasileiras, entre cinco e nove anos, estão acima do peso. Se o cenário não mudar, no futuro seremos um dos países com maior população obesa. Mas é possível prevenir. Essa é a proposta de uma cartilha que você, profissional da Primeira Infância (período da gestação aos seis anos) precisa conhecer.

Vivemos uma situação crítica no País. A obesidade infantil é um desafio para a saúde pública. Se não bastasse o problema em si, ainda teremos de enfrentar outro dilema: o crescente número de adultos que, muito acima do peso, estão propensos a doenças crônicas, como a hipertensão, o diabetes e as doenças cardiovasculares.

Tratar a obesidade, depois de instalada no indivíduo, além de ser um procedimento complexo tem altos custos. Então, só existe uma maneira de reverter os índices: a prevenção.

Uma das iniciativas nesse sentido é a cartilha “A culpa é sua”, elaborada pela Sociedade Mineira de Pediatria. Nela, de forma bastante didática, são explicados os fatores que levam ao aumento de peso das crianças e como cada pessoa tem a sua parcela de responsabilidade sobre isso, desmistificando a ideia de que a obesidade é “culpa” de um só.

Na segunda parte da cartilha, ações práticas e eficientes envolvem desde a família e a própria criança até a escola e o pediatra.

Saiba mais fazendo aqui o download gratuito da cartilha. Compartilhe-a com seus pares e com os pais das crianças com quem você atua.

 

Leia mais

Obesidade infantil também é um tipo de desnutrição. Você sabia?

6 orientações para evitar a obesidade infantil 

Relatório mapeia e orienta ações de combate à obesidade infantil   

 

A Fundação tem um novo canal no Youtube! O acervo de vídeos traz temas importantes sobre desenvolvimento infantil. Clique aqui, assine o canal e fique por dentro das novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*