Os 10 mandamentos do brincar

O brincar tem de fazer parte da rotina de toda criança. Então, que tal imprimir os mandamentos abaixo e encaminhar aos pais e cuidadores na agenda de de sua turma da educação infantil? É uma maneira bastante prática de você mostrar que a brincadeira ajuda os pequenos a se tornarem pessoas melhores e mais saudáveis nas próximas etapas de suas vidas.

Nosso post hoje é para você, educador, poder dialogar com os pais sobre a importância do brincar para o desenvolvimento de seus filhos. Nossa sugestão é que você imprima estes mandamentos e encaminhe às famílias. Para que sua iniciativa se torne mesmo uma boa conversa, que tal convidá-las a participar de um dia na escola para brincar com seus alunos?

Brincar é importante porque…
1. Combate a obesidade, o sedentarismo e desenvolve a motricidade. Meia hora de pega-pega e amarelinha consome, respectivamente, 224 e 135 calorias.
2. Promove o autoconhecimento corporal. Correr, pular, cair, levantar… Ações que auxiliam a criança a se perceber e conhecer seus limites e potenciais.
3. Estimula competências socioemocionais. A brincadeira é uma necessidade biológica que ajuda a moldar o cérebro e que, nos diversos contextos, fortalece as relações socioafetivas, explorando aspectos como autocontrole, cooperação e negociação.
4. Gera resiliência. Esta é uma das mais importantes habilidades para se viver. A frustração de perder um jogo ou de o colega não querer brincar do jeito proposto pela criança irá ajudá-la a se adaptar a uma realidade inesperada, administrando melhor as decepções.
5. Ensina o respeito ao outro. A criança aprende a ouvir, a relacionar-se, aceitando as diferenças.
6. Desenvolve a atenção e o autocontrole. Montar um quebra-cabeça ou empilhar blocos é um desafio que, a cada vez, será resolvido de um jeito melhor. Esse aprendizado é uma ferramenta para superar vários desafios na vida.
7. Incentiva o trabalho em equipe. Os jogos e brincadeiras coletivos são verdadeiras escolas de convivência, cooperação, respeito, trocas, limites, essenciais à vida e ao mundo do trabalho.
8. Estimula o raciocínio estratégico. Jogos com regras criam impasses que são vencidos por meio da análise, da argumentação, do momento certo de agir, da avaliação do resultado. Os erros servirão como ponto de partida para novos acertos.
9. Promove a criatividade e a imaginação. Baldes, potes, caixas nas mãos de uma criança se transformam em robôs, aviões, pessoas, casas. Por isso, estimular a criatividade com objetos simples traz mais ganhos à criança do que com brinquedos prontos e caros.
10. Estabelece regras e limites. A criança aprende a respeitar o espaço e o limite do outro, lidando com regras, questionando-as para entendê-las ou para sugerir mudanças, postura essencial para viver pro ativamente na sociedade.

Comments

4
  1. avatar

    A brincadeira na vida da criança pequena é uma experiencia que faz a diferença no presente e na vida futura . A brincadeira é uma qualidade de vida. Esse processo de amadurecimento das suas etapas é de fundamental importância para a aquisição dos critérios abordados dentro da educação infantil.

  2. avatar

    muito interessante. Queria ler e compartilhar mais desta luta do brincar.Este documentário sera muito importante para o desenvolvimento da criança.

  3. avatar

    Muuito legal os 10 mandamentos! Vou passar na capacitação do NAIA, Bjs
    Mina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*