iStock_000062678900_Medium

Os desafios da educação infantil brasileira

Segundo Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional do Direito à Educação, a situação da educação infantil brasileira é crítica. As metas previstas pelo Plano Nacional de Educação estão longe de ser cumpridas. Saiba por quê.

O acesso a uma Educação Básica de qualidade é muito importante para todo cidadão e começa na educação infantil (creche e pré-escola). Essa afirmação ganha cada vez mais voz entre especialistas e a sociedade, mas, na prática, ainda temos muito a conquistar.

Na entrevista concedida por Daniel Cara à Univesp TV, ele faz um balanço dos desafios do Plano Nacional da Educação (PNE), sancionado em 2014, e no que é preciso avançar.

Vários setores têm sido impactados pela crise política e econômica do País. Na educação, os índices preocupam:

2,8 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos fora da escola
14 milhões de analfabetos
30 milhões de analfabetos funcionais

Com o recente ajuste fiscal, a área perdeu cerca de 11 bilhões de reais. Uma parte seria aplicada no programa Pró-Infância, que tem como um dos objetivos ampliar o número de vagas na educação infantil. Isso significa que a construção de novas unidades de creches e pré-escolas não acontecerão como o esperado, porque o repasse desses recursos aos estados e municípios foi reduzido.

Ou seja, ficamos muito distantes de cumprir a meta de “universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em Creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE”. 

Vale a pena assistir à entrevista completa e ter clareza do quanto precisamos atuar, como cidadãos e profissionais, para que esse cenário mude. Como o próprio Daniel comenta na matéria, a educação infantil de qualidade é essencial porque contribui ao bom desenvolvimento da criança, que terá mais subsídios para seguir com sucesso na escola e na vida.

 

Leia mais

Pra você, como deve ser a educação infantil? 

Afinal, o que é qualidade na educação infantil? 

 

Confira a página Desenvolvimento Infantil, da FMCSV, no canal do Youtube. Acesse, assine o canal e compartilhe o que é preciso saber sobre a Primeira Infância.

Comments

1
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*