Publicações e artigos sobre a Primeira Infância

As melhores práticas para o desenvolvimento da criança, discutidas por especialistas

Entre 2003 e 2006, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal definiu o seu foco de atuação: a Primeira Infância. Com isso, a disseminação de conhecimentos sobre essa etapa da vida tornou-se um de seus principais eixos de atividade.

Para informar gestores públicos, profissionais de Primeira Infância e pais sobre o assunto, um dos trabalhos desenvolvidos pela Fundação é a publicação de conteúdo impresso (livros, folhetos e fascículos) e online – entre eles a Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.

De acesso gratuito, a Enciclopédia é uma iniciativa do Centro de Excelência para o Desenvolvimento na Primeira Infância (CEDPI), da Universidade de Montreal, no Canadá. Aqui no Brasil, os textos são traduzidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que convidou a Fundação para fazer a revisão técnica.

O objetivo é trabalhar na divulgação de conteúdos com padrão científico sobre o desenvolvimento da Primeira Infância. A enciclopédia reúne mais de 300 contribuições de profissionais que acreditam na importância de compartilhar seus conhecimentos práticos e teóricos para a melhora da qualidade de vida de gestantes e de crianças até os cinco anos de idade.

De fácil acesso, o site contém as publicações mais recentes sobre a primeira fase da vida – todos separados por tema, desde aleitamento materno e alimentação até agressividade e transição escolar. Todos os textos são encontrados em três níveis de linguagem: artigos de especialistas, síntese do assunto e mensagens-chave.

Aqui no nosso blog, vamos disponibilizar textos sobre temas extraídos da enciclopédia, todos com a opinião dos especialistas que trabalham conosco. Se você quiser saber mais sobre o que fazemos, acesse o nosso portal. Também não se esqueça de deixar a sua opinião nos comentários.

 Fotos: Leo Sanches

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*