Roteiro: Educação Infantil

Roteiro de desenvolvimento infantil: a importância da educação infantil

Diferentemente de tempos atrás, hoje há um maior reconhecimento de que a educação infantil, quando tem qualidade, pode favorecer o aprendizado da criança, não só sobre temas escolares, mas, prioritariamente, para o desenvolvimento de competências intelectuais (cognitivas) e socioemocionais. Reunimos aqui documentos, vídeos e publicações que tratam do assunto. É só clicar nos links marcados em azul.

O que era tido pela maioria como um depositário de crianças, hoje é reconhecido como uma importante experiência da primeira infância. A creche e a pré-escola, as duas fases da educação infantil, são um direito no Brasil, garantido por Lei, para crianças de 0 a 5 anos.

Sob o ponto de vista do desenvolvimento de competências, nesses espaços lúdicos a criança aprende de forma mais estruturada, justamente em uma fase de descobertas em que a concentração é dispersa e ela precisa de certa orientação. Por isso, o brincar é uma ferramenta eficiente nessa etapa da aprendizagem, promovendo o foco e o interesse dos pequenos ao mesmo tempo em que diverte e favorece a criatividade.

No entanto, ainda existe visões diferentes sobre a educação infantil. Uma delas reproduz as referências e os modelos da escola clássica, enfatizando a alfabetização da linguagem escrita e matemática. Uma outra é a que parte do princípio de que a infância é um tempo de construção da identidade, da percepção do outro e do mundo, com base nas referências que a criança tem e as experiências que vivencia.

Exemplos práticos dessa segunda proposta, mais condizente com as necessidades da criança, não faltam. No Brasil, um deles é o programa de primeira infância de Boa Vista (RR), que trata a educação infantil de forma integral e integrada, propiciando o pleno desenvolvimento da criança. Fora do País, há várias práticas bem-sucedidas, como a de Portugal.

Por isso, uma grande expectativa na Base Curricular Comum. Acredita-se que ela poderá dar parâmetros de como promover o desenvolvimento infantil nas creches e pré-escolas de todo o País.

Vale ressaltar que a educação sem qualidade pode promover o retrocesso ou a estagnação do desenvolvimento da criança, impactando sua vida escolar e social nos seus próximos anos de vida.

Outro aspecto relevante, que merece toda a nossa atenção, é a capacitação dos profissionais que trabalham com as crianças. O que se sabe é que ainda estamos distantes de garantir a qualidade de interações desses educadores e muitas mudanças precisam ser feitas para alcançar excelência também nesse quesito.

Por isso, o debate e o advocacy para que a educação infantil esteja nas pautas das políticas públicas voltadas à infância são extremamente importantes.  Precisamos avançar no propósito de garantir que todas as crianças de 0 a 5 anos tenham acesso à escola e recebam educação qualificada, promotora de transformações positivas para sua vida pessoal e social.

Leia mais
Os desafios da educação infantil brasileira
O que é qualidade na educação infantil? 

Confira a página Desenvolvimento Infantil, da Fundação Maria Cecilia, no canal do Youtube. Acesse, assine o canal e compartilhe o que é preciso saber sobre a primeira infância.

Comments

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  1. avatar

    GOSTEI DESSA MATÉRIA,FOI MUITO IMPORTANTE SABER A VALORIZAÇÃO DO BRINCAR.

    • avatar

      Que ótimo, Maria. Realmente o brincar é de extrema importância para o desenvolvimento infantil. Obrigada por nos acompanhar. Abraços

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