Vem aí um novo tempo!

Há momentos em que é preciso avançar e traçar novas rotas. Este momento chegou para o blog, por isso, queremos te contar tudo o que aconteceu. Sim, porque o ano não podia acabar sem essa conversa especial com você.

Era 2012 quando postamos o primeiro texto, de boas vindas:

“A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal acredita que existe uma ‘ciência’ do Desenvolvimento da Primeira Infância, que todos os profissionais que lidam com gestantes e crianças de até seis anos de idade devem conhecer. E que todos os programas e políticas para a primeira infância devem contemplar. Com este blog estamos dando mais um passo nesta direção. ” 

Desde aquela época, os temas que nos pautam estão diretamente relacionados à primeira infância. Falamos aqui sobre conceitos, demos dicas de como criar vínculos e realizar interações positivas com os pequenos, procuramos oferecer subsídios para o trabalho de agentes da saúde, educação e assistência social a fim de que pudessem qualificar o cuidado e o atendimento, criamos roteiros sobre assuntos-chave, como educação infantil, brincar, Base Nacional Comum Curricular, dentre outros.

Realizamos entrevistas incríveis com pessoas que fazem diferença à primeira infância. Compartilhamos a nossa alegria em contribuir com a aprovação do Marco Legal da Primeira Infância, sancionado em março de 2016. Envolvemos você em uma produção cinematográfica que marcou a história dos documentários, com o lançamento de “O Começo da Vida“. Para isso, publicamos os trailers do filme, conversamos com especialistas que participaram do enredo, dando a sua efetiva contribuição ao entendimento sobre a importância de se investir nos primeiros anos de vida.

Os Simpósios Internacionais, então, também rechearam este blog de palestras e debates relacionados aos assuntos de cada edição. Refletimos bastante sobre parentalidade, enfatizando a importância das interações positivas, do vínculo amoroso e dos estímulos adequados entre adultos de referência e a criança. Também tratamos, com profundidade, de temas que não podem deixar de ser falados, como a ampliação da licença-paternidade e o papel do pai.

Olhando para o blog, percebemos que ele é como uma linha do tempo dessa história que você vem acompanhando. Foram seis anos – uma primeira infância! – em que o olhar da sociedade sobre os primeiros anos de vida, bem como o nosso olhar, foi amadurecendo. É uma história que não chegou ao fim, mas que avançou muito e, graças ao empenho de tantas organizações e pessoas, tirou a primeira infância de um lugar adjacente, colocando-a como prioridade das questões sociais.

Nesta história, a Fundação Maria Cecilia também foi amadurecendo, mudando e crescendo como organização, passando por novos momentos que também se refletiram aqui no blog. Por isso, para realizar nossos sonhos de mudanças e cumprir nossos objetivos atuais, vamos navegar por outros mares, desbravar outros meios para debater, aprender e compartilhar conhecimentos e práticas que possam apoiar a elaboração de políticas públicas voltadas aos primeiros anos de vida.

Queremos falar com as lideranças públicas e privadas e gestores públicos mostrando-lhes que, sem a prioridade de ações que fortaleçam a primeira infância, não sairemos do lugar como país. Para que o desenvolvimento aconteça em todos os níveis, é preciso que o foco esteja na nossa base social, ou seja, nas crianças pequenas. Essa ideia não é só nossa. Outras organizações, cientistas e pessoas de diferentes áreas comungam dela.

Por isso, o blog não existirá mais. No lugar dele, teremos outros meios de conversar com você. Um site diferente, por exemplo, é um deles. Claro que tudo o que publicamos aqui será aproveitado e aperfeiçoado para continuar servindo àqueles que, como você, priorizam o tema e atuam para fomentá-lo.

Gostamos demais de estar perto de você, por meio deste espaço. Nosso legado é lindo, cheio de conhecimento construído e disseminado conjuntamente.

Que 2018 seja, para você, um marco de bons inícios, de muita energia e disposição para trabalhar pela causa e alcançar novos espaços para a primeira infância. Que também seja um ano incrível para todas as crianças brasileiras, a prioridade do País!

Equipe da Fundação Maria Cecilia

Comments

4
  1. avatar

    Passando para deixar meu comentário também. Não tive a sorte de Berenice em acompanhar o trabalho de vocês desde anos atrás. Mas estava vendo uma entrevista de vocês no youtube sobra a nova BNCC, e aprendi bastante. Eu e uma colega de trabalho elaboramos um projeto que se chama Primeira Infância em Movimento, aqui em nosso município, tetando assim trabalhar a questão da primeira infância, tentando valorizar esse tempo que é roubado de muitas de nossas crianças.Ainda sou nova na EI, mas tento realizar meu trabalho pensando sempre nos pequenos. Obrigada e boa sorte para vocês nessa nova jornada!

    • avatar

      Olá, Maria Chirlane Guedes de Lima. Obrigada pelo carinho. Ficamos muito felizes em saber que você se dedica à primeira infância de sua cidade. É dessa forma que vamos mudar o que precisa ser mudado e fortalecer o desenvolvimento infantil: cada um fazendo a sua parte de maneira séria e compromissada, influenciando outras pessoas.Desejamos sucesso a você. Sempre que puder, nos acompanhe nas redes sociais (https://www.facebook.com/FundacaoMariaCeciliaSoutoVidigal) e navegue em nosso site (www.fmcsv.org.br) onde temos um amplo acervo digital que pode inspirá-la no seu trabalho. Abraços!

  2. avatar

    Olá! É com imensa alegria que tiro um tempinho para deixar aqui o meu comentário. Neste ano de 2017 tive a oportunidade de conhecer o blog da Fundação Maria Cecília Vidigal. Estava procurando material bibliográfico para produzir meu TCC em pós graduação, que justamente o Tema é: “A importância de Políticas Públicas para a Primeira Infância”. Onde pude obter uma riqueza em conteúdos que aprofundaram o conhecimento já adquirido, que ainda é pequeno diante da dimensão do assunto. Ontem dia 12/01, criei uma página no meu facebook para divulgar aos meus amigos, os conteúdos que tratam a primeira infância. Obrigada por existirem e serem instrumentos multiplicadores.

    • avatar

      Berenice Lopes, que bacana! Ficamos felizes porque nossos conteúdos puderam ajudá-la. Mais felizes ainda em saber que você criou uma página para falar de primeira infância. Precisamos de mais atitudes como a sua para comunicar essa causa fundamental ao desenvolvimento pleno da criança e, consequentemente, de nossa sociedade. Sugerimos que, se ainda não leu, você consulte esta publicação. Aliás, a convidamos para navegar no acervo de nosso site onde vai encontrar outras informações sobre o tema. Um abraço e obrigada por estar conosco nesta caminhada! Sucesso a você!
      https://www.primeirainfanciaempauta.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*