VII Simpósio Internacional já tem data marcada e palestrantes confirmados!

Virou tradição, daquelas que todos aguardam ansiosamente. Há 7 anos, um evento mobiliza lideranças públicas e privadas, pesquisadores, acadêmicos e técnicos de primeira infância para compartilhar conhecimentos e experiências sobre os primeiros anos de vida. Em 2017, o VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância já tem data e local para acontecer! Confira!

Em 2016, o evento foi realizado em Recife, PE. Resultados?

· 492 participantes presenciais e mais de mil online.

· Mais de 380 mil gestores públicos da Região Nordeste impactados com a campanha de divulgação pelos canais digitais da Fundação Maria Cecilia e do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI).

· Ampla adesão da imprensa (mais de 200 matérias publicadas sobre o evento).

Devido a esse sucesso, o NCPI, do qual a Fundação Maria Cecilia faz parte, decidiu manter o Nordeste como ponto de partida para um debate que, em muitas cidades e estados, de norte a sul do País, ainda é escasso: a importância de se investir na primeira infância como meio eficaz de desenvolver a sociedade.

Por isso, a sétima edição vai acontecer em Fortaleza, CE, dia 7 de novembro. O tema que norteará as palestras e debates é: “Práticas efetivas para uma política integrada”.

O simpósio quer provocar e sensibilizar decisores e implementadores de políticas públicas para duas questões básicas: desenvolvimento de crianças de zero a seis anos e apoio a suas famílias e a integração de ações (ou políticas públicas) a esses públicos.

Isso significa investir tempo e recursos no começo da vida, a partir de iniciativas das diferentes áreas (Saúde, Educação e Assistência Social, principalmente), para que se conversem e acolham a criança – um ser único e não fragmentado – de maneira integrada.

“O objetivo do Simpósio é fomentar a discussão de como colocar as crianças e famílias no centro das políticas públicas para desenvolvimento infantil e como potencializar uma gestão integrada entre diversas secretarias”, explica o gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Eduardo Marino.

Para falar sobre o tema e mostrar exemplos que dão certo, o NCPI convidou alguns especialistas. Já estão confirmados:

  • Daniel Becker, professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ e colaborador do UNICEF e OMS. Ele vai focar a importância de se desenvolver plenamente a criança para construirmos uma sociedade mais justa e digna no médio e longo prazo.
  • Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais e professora na FGVRJ. Foi Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, diretora global de educação do Banco Mundial e Vice-Presidente executiva da Fundação Victor Civita. Atua como consultora para governos de países africanos. Ela vai discutir a educação infantil na Base Nacional Comum Curricular, avaliando oportunidades e desafios em sua implementação.
  • Luciana Aguiar, gerente de parcerias do setor privado do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e PhD em antropologia pela Universidade de Cornell. Ela levará à discussão o desenho de políticas públicas que coloquem o indivíduo no centro de seus objetivos e intenções.
  • Ana Lúcia D´Império Lima, diretora da consultoria especializada em produção de conhecimento no campo social, e Márcia Machado, pró-reitora de extensão da Universidade Federal do Ceará e consultora em desenvolvimento infantil no Instituto da Primeira Infância (IPREDE), irão se aprofundar no tema de Luciana, focando na criança e na sua família como centro dessas políticas.

As inscrições para o VII Simpósio Internacional estarão disponíveis de 1º de setembro a 11 de outubro (ou até as vagas se esgotarem). Até o evento, vamos falar mais sobre ele, como participar a distância (por meio de simpósios satélites) e conversar com alguns dos palestrantes para um “esquenta” desse momento tão esperado, totalmente focado no bem-estar e desenvolvimento de nossas crianças, a base social do País. Por isso, continue acompanhando nosso blog e as nossas redes sociais para não perder nada!

Aliás, que tal já entrar no clima vendo ou revendo as palestras da sexta edição? É só clicar aqui!

Em 2017, o Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, que acontecerá dia 7 de novembro, contará com a parceria do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza. O evento é uma iniciativa do NCPI, formado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Center on the Developing Child da Universidade de Harvard (CDC), Insper, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard (DRCLAS), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital Infantil Sabará.

Leia mais

ESPECIAL – VI Simpósio Internacional (dia 8): Advocacy e os desafios para o estabelecimento de políticas de Estado para a primeira infância

 

ESPECIAL – VI Simpósio Internacional (dia 7 – manhã): Desigualdades que afetam programas focados na infância e exemplos de sucesso para favorecer seu desenvolvimento

 

Confira a página da Fundação Maria Cecilia, no canal do Youtube. Acesse, assine o canal e compartilhe o que é preciso saber sobre a primeira infância.

Comments

4
  1. avatar

    A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal tem valiosa atuação em nossa sociedade,onde mesmo quando profissionais e cidadãos não participavam das ações em prol de nossas crianças,ainda se tem com esta Fundação,a oportunidade de “APRENDER para ENSINAR e ENSINAR para APRENDER”.Parabéns pelo Evento, e que seja bem vindo.
    Estado de São Paulo.

    • avatar

      Obrigada, Névia, pelo incentivo. Sabemos que trabalhar pela primeira infância não só é uma prioridade como uma alegria que compartilhamos com muitas pessoas e organizações. Você é uma delas, que nos estimulam a seguir em frente. Grato abraço!

  2. avatar

    Ola como funciona as incriçoes tenho pretensão em participar sou do estado de sergipe sou visitadora do criança feliz

    • avatar

      Olá, Ingara. As inscrições estarão disponíveis, em nosso site (www.fmcsv.org.br), no começo de setembro. As vagas são limitadas, mas será possível assistir a distância, por meio de simpósios satélites que você e sua equipe, na sua cidade, podem organizar. Acompanhe o nosso blog e Facebook nas próximas semanas para ter mais informações. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*