infância

O ritmo de cada criança

Como profissional da Primeira Infância (período da gestação aos seis anos) é importante que você tranquilize-os e mostre que cada criança tem um ritmo a ser respeitado.

Muitos pais ficam preocupados porque seus filhos não estão fazendo algo que o filho do vizinho, da mesma idade, por exemplo, faz.

Às vezes, os pais ficam tão ansiosos para que seus filhos andem logo após saírem do melhor carrinho de bebê comprado com muito amor e falem que acabam exigindo demais da criança. Por sua vez, ela pode sentir-se frustrada porque não dá conta de atender às expectativas dos adultos.

É preciso acolher o filho, deixando-o que alcance cada conquista no seu tempo. Tentativas e erros são estratégias importantes para o aprendizado.

Por isso, quando a criança quer se vestir sozinha, é importante permitir que ela tente, erre, faça de novo, até descobrir seus limites e do que é capaz. Alguns pais e cuidadores não esperam que isso aconteça e acabam realizando algumas tarefas pela criança. Paciência é essencial durante a Primeira Infância, atributo que os adultos precisam cultivar.

A fala, habilidade que muitas vezes é foco de preocupação, começa em torno do primeiro ano de vida. Com o passar do tempo, a criança vai ampliando seu vocabulário. Das frases simples, ela caminha para conversas mais elaboradas, por volta dos três anos.

Se a menina ou o menino gagueja, repete algumas sílabas ou sons, isso é normal, sendo superado conforme a criança adquira mais segurança. Uma dica para os pais é não falar errado com seus filhos, dando a falsa impressão de que aquela é a forma correta.

Essas e outras orientações sobre o aprendizado cotidiano e o ritmo da criança você confere no folheto 11, “Ritmo da Criança”, da Coleção Primeiríssima Infância. O download é gratuito e o material pode ajudá-lo no seu trabalho de orientação junto aos pais.

Leia mais
Você conhece os marcos do desenvolvimento infantil? 
Do que brincar em cada etapa do desenvolvimento infantil 
Afinal, o que acontece mês e mês no desenvolvimento do bebê?