infância

O perigo da eletricidade para crianças

Saiba todos os perigos que a eletricidade pode causar em bebês e crianças. Veja dicas de como evitar isso e se livrar dessa preocupação.

perigo da eletricidade para bebês e crianças

Fios desencapados, tomadas desprotegidas… Estes são alguns inimigos ocultos que convivem com muitas crianças. Precisamos zerar o número de acidentes causados por esse descuido que inclusive pode afetar o desenvolvimento motor da criança.

A revista Crescer publicou uma matéria que nos alerta para algo comum e que, muitas vezes, passa despercebido: os cuidados com a eletricidade para proteger os pequenos.

Muitas famílias não se detêm a alguns detalhes que fazem diferença na segurança de suas casas. Por isso, precisamos orientá-las, já que o número de mortes por esse tipo de acidente aumentou.

Em 2015, 32 crianças brasileiras de zero a cinco anos foram vítimas fatais de acidentes envolvendo eletricidade, 50% a mais do que em 2014, quando aconteceram 20 mortes por choque elétrico nessa faixa etária.

Prevenção e Educação

A eletricidade é uma parte essencial da nossa vida moderna, mas também pode representar um perigo significativo, especialmente para crianças curiosas e em fase de descoberta.

É fundamental que os pais, cuidadores e educadores compreendam os riscos elétricos e tomem medidas preventivas para manter as crianças seguras. Discutiremos os perigos da eletricidade para as crianças e ofereceremos orientações sobre como prevenir acidentes elétricos.

Os Perigos da Eletricidade

A eletricidade é uma forma de energia que flui através de fios e circuitos elétricos. Quando bem controlada, ela é segura e útil em nossas vidas cotidianas. No entanto, se mal utilizada ou se tornar objeto de curiosidade infantil, a eletricidade pode causar sérios ferimentos e até mesmo ser fatal. Aqui estão alguns dos principais perigos da eletricidade para crianças:

Choque Elétrico

O choque elétrico ocorre quando uma corrente elétrica passa pelo corpo de uma pessoa. As crianças são particularmente vulneráveis a choques elétricos, pois têm uma pele mais fina e menos resistência do que os adultos. Os choques elétricos podem variar de leves a graves e podem causar queimaduras, danos aos órgãos internos e parada cardíaca.

Queimaduras

O contato com fios elétricos expostos, tomadas ou aparelhos elétricos danificados pode causar queimaduras na pele das crianças. As queimaduras elétricas podem ser profundas e dolorosas, exigindo tratamento médico.

Incêndios

Crianças que brincam com fios elétricos ou objetos inflamáveis próximos a fontes de eletricidade aumentam o risco de incêndios. Um curto-circuito ou superaquecimento de aparelhos elétricos pode facilmente causar um incêndio em casa.

Lesões por Arco Elétrico

O arco elétrico é uma explosão de energia que ocorre quando há um curto-circuito. Pode causar lesões graves, incluindo queimaduras, perda de visão e surdez temporária.

Prevenção de Acidentes Elétricos

A prevenção de acidentes elétricos envolve a conscientização das crianças sobre os perigos da eletricidade e a criação de um ambiente seguro em casa e em outros lugares. Aqui estão algumas medidas essenciais de prevenção:

1. Educação: Ensine às crianças, desde cedo, os perigos da eletricidade. Explique que não devem mexer em tomadas, fios ou aparelhos elétricos.

2. Proteção de Tomadas: Use protetores de tomadas para cobrir todas as tomadas elétricas ao alcance das crianças.

3. Fios e Cabos: Mantenha fios e cabos elétricos fora do alcance das crianças e use organizadores de cabos para evitar que eles se tornem emaranhados.

4. Aparelhos Elétricos: Desconecte aparelhos elétricos quando não estiverem em uso e armazene os fios de extensão de forma organizada.

5. À Prova d’Água: Mantenha aparelhos eletrônicos, como rádios e celulares, longe de áreas molhadas, como banheiras e pias.

6. Brinquedos Seguros: Verifique se os brinquedos elétricos possuem certificações de segurança e siga as instruções de uso.

7. Supervisão: Mantenha um olhar atento sobre as crianças quando estiverem perto de eletricidade. Não permita que brinquem com interruptores ou aparelhos elétricos sem supervisão.

8. Manutenção: Faça manutenção regular em sua fiação elétrica e substitua qualquer cabo ou aparelho danificado.

9. Rotulagem: Rotule os disjuntores e interruptores de luz para que todos na casa saibam como desligar a eletricidade em caso de emergência.

10. Plano de Emergência: Tenha um plano de ação em caso de acidentes elétricos e saiba como desligar a eletricidade em sua casa.

Mensagem Final

A eletricidade é uma parte vital de nossas vidas, mas seu uso inadequado pode ser perigoso, especialmente para crianças.

Educar as crianças sobre os perigos elétricos e tomar medidas preventivas é essencial para manter um ambiente seguro em casa e em outros lugares.

Lembre-se de que a supervisão e a educação contínua são cruciais para garantir a segurança das crianças em relação à eletricidade.

Leia a matéria completa sobre o tema, clicando aqui, e compartilhe esses cuidados com os pais.

Saiba também os melhores de carrinhos de bebê para comprar.