Simpósio Satélite: 7 dicas para organizar seu evento remoto sobre primeira infância

O dia 7 de novembro está chegando. Em Fortaleza, CE, mais de 300 gestores públicos, lideranças e formadores de opinião se reunirão no VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância. Você também pode participar, sem sair de sua cidade. Veja como.

O tema desta edição é “Práticas efetivas para uma política integrada”. Sua participação é importante para ampliar o debate. Por isso, neste post, vamos mostrar dicas para realizar um Simpósio Satélite na sua região – uma forma de participar do evento, ficar por dentro do que vem sendo discutido e realizado pela primeira infância, além de contribuir para a divulgação da causa e de soluções que favoreçam o bom desenvolvimento infantil.

O que é um simpósio satélite?
Um simpósio satélite é um evento planejado e organizado de maneira independente por organizações que tenham interesse em realizar uma transmissão simultânea do VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância. 

 

Confira 7 dicas para você organizar o seu satélite:

  1. Para promover um Simpósio Satélite entre seus colegas de trabalho, membros de sua família, amigos, lideranças de sua cidade, gestores municipais e de ONGs locais, etc., faça um cadastro de interesse neste link: http://simposio.ncpi.org.br/#register.
  2. Você precisará definir um espaço para transmitir o evento ao seu grupo. Nele serão necessários um computador (ou, se preferir, um smartphone ou tablet) e uma boa conexão com a internet (mínimo de 5 Mb de acesso), desbloqueada para acessar o YouTube. Se o local for amplo, ou se estiver com um número grande de pessoas, considere usar uma tela de projeção e caixas de som. Quanto à internet, lembre-se que a conexão via cabo costuma ser mais indicada, porque as redes sem fio (wi-fi) podem oscilar. No dia do evento, o link para assistir à transmissão estará disponível no site do Simpósio.
  3. Para reunir as pessoas, nada como uma boa comunicação! Convide o seu público, de acordo com o espaço que terá para acomodá-lo. Temos vários materiais que o apoiarão na convocação da plateia, é só clicar aqui e fazer o download. Nele também está o logotipo do evento, que você pode usar para criar suas peças de divulgação.
  4. Não se esqueça de utilizar as redes sociais. Acompanhe a nossa página no Facebook, compartilhe os posts que trazem informações e entrevistas com os palestrantes – aproveite e já confira as entrevistas com Claudia Costin e Dr. Daniel Becker aqui no blog. 
  5. No dia do evento, vai ser bacana todo mundo saber que você e seus convidados estão participando. Por isso, tire fotos e publique no Instagram e Facebook, sempre usando as hashtags #SimpósioDPI2017 #PrimeiraInfância. Quem sabe alguma delas seja divulgada no site do evento?
  6. Para que todos se sintam parte do Simpósio, a interação é muito importante. Comentem ao vivo, façam perguntas aos palestrantes, usando o espaço dos comentários na página do YouTube, onde acontecerá a transmissão. Para que possamos identificar a sua organização, digite a pergunta, depois a hashtag #SimpósioSatélite e coloque o nome da sua instituição.
  7. Nos intervalos, promova com seus convidados uma discussão sobre o tema exposto. Para isso, vale ter um moderador, que conduza essa conversa e traga outras questões ao grupo, mantendo todos envolvidos e mobilizados. Temos algumas sugestões de encaminhamento para cada palestra no Guia que elaboramos com o objetivo de apoiar o seu Simpósio Satélite.

Todas essas dicas e muitas outras estão reunidas no Guia de Organização de Simpósios Satélites, que você pode baixar clicando aqui.

Gostou das dicas para organizar seu satélite? Então para você que já fez o cadastro, confirme aqui seu evento simultâneo e receba materiais de divulgação exclusivos e outras informações importantes.

Participe, compartilhe, reúna as pessoas, mobilize a comunidade! Precisamos, cada vez mais, divulgar conhecimentos e práticas a gestores e decisores para favorecer o bom desenvolvimento da primeira infância, a base social de nosso país. Contamos com você!

Leia mais

Especial VII Simpósio Internacional: nosso futuro depende de políticas públicas para a primeira infância

Confira a página da Fundação Maria Cecilia, no canal do Youtube. Acesse, assine o canal e compartilhe o que é preciso saber sobre a primeira infância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*